domingo, 7 de novembro de 2010

AULA DE REFORÇO NO LEI CONTRA-TURNO - QUIMICA TABELA PERIODICA

O que o aluno poderá aprender com esta aula
A classificação períodica dos elementos da tabela dispostos em ordem crescente de seu número atômico, conforme a classificação atual.
Duração das atividades
1 Aula de 50 Minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estrutura Atômica
   - Número Atômico e Número de Massa
   - Modelo Atômico dos Orbitais
   - Distribuição dos elétrons de um átomo
problematização gif
Existe diferença de se falar que um elemento químico está localizado num determinado Período ou Família, ou as duas coisas tem o mesmo significado na tabela periódica atual. Ou será que essa classificação não é mais utilizada atualmente.



        Após inúmeros estudos de Lavoisier, Dalton e tantos outos, foi tão grande o desenvolvimento dos elementos químicos que se fez necessário classificá-los de acordo com suas propriedades, notou-se que alguns elementos possuem propriedades muito semelhantes, permitindo agrupa-los em grupos. Uma de suas classificações mais importantes seria o agrupamento que possa prever várias de suas propriedades, várias tentativas foram feitas para tentar organizar seus elementos. Mas o trabalho detalhado foi feito por Mendeleev, que se tornou a base da classificação periódica atual, o químico chegou a prever a existência de elementos que até então não haviam sido ainda descobertos.


contextualizando2 gif

Tabela Periódica Atual

           Na atualidade da classificação periódica, os elementos químicos estão dispostos em ordem crescente de número atômico. Dentro os 109 elementos conhecidos atualmente, temos os naturais que constituem toda a matéria do nosso mundo físico, e os elementos artificiais que foram obtidos em laboratórios através de pesquisas nucleares.
undefined
Fonte: http://www.uniligas.ind.br/imagens/tabela.jpg acessado 07/02/2010

A diferença entre Período ou Séries e Família ou Grupos.

A) Famílias ou Grupos

Existem dezoito colunas da ta bela periódica que são denominadas f amílias ou grupos. Os elementos que pertencem a uma mesma família apresentam pr opriedades químicas se melhantes.

B) Períodos ou Séries

Da-se a classificaçã de período ou séries cada uma das linhas da tabela periódica, o número de perído corresponde respectivamente ao número de camadas ocupadas pelos elétrons. Daí de termos sete períodos na tabela periódica.
curiosidade png

É importante lembrar que:

 - O hidrogênio H1 é diferente de todos os outros elementos e deveria ser colocado isoladamente na tabela, contudo, ele aparece na famíli 1 (1A) por apresentar 1 elétron no subnível s da sua última camada.
 -  A família 8B corresponde a três colunas.
 - A numeração oficial das famílias, feitas pela IUPAC, vai de 1 a18; sendo que a numeração tradicional é dada por 1A, 2A, 3A, 4A, 5A, 6A, 7A, 0, 1B, 2B, 3B, 4B, 5B, 6B, 7B, 8B.




atividade gir
A) Agora em sala de aula separe a turma em dois grupos, o grupo A ficará responsável pelos Períodos ou Séries, e o grupo B ficará responsável pelas Famílias ou Séries. Cada grupo, tanto o grupo A cmo o B, terá que pegar 10 elementos químicos utilizados no nosso dia-a-dia, e dizer qual é a funcionalidade de cada elemento químico.



Recursos Complementares
videos gif
A) Neste vídeo a professora Simone Morgano ensina como fazer a Classificação periodica dos elementos químicos. Como se organiza os elementos quimicos? O que representa as linhas horizontais da tabela periodica? O que representa as colunas...  
Fonte: Youtube http://www.youtube.com/watch?v=gNojfgbw7mQ acessado 07/02/2010
Avaliação
1) Identifique a Família e o Período dos elementos abaixo e faça um esboço de tabela para saber a sua localização exata.
     a) FÓSFORO (Z=15)
     b) ARGÔNIO ( Z= 18)
     c) CÁLCIO ( Z=20)
     d) SELÊNIO (Z=34)
     e) FRÂNCIO (Z=87)

   autor da aula: Professor Marcelo César Ribeiro
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=17144

Nenhum comentário:

Postar um comentário