E.E.M. ELZA GOERSCH
ÁREA CIÊNCIAS HUMANAS
Projeto outras vozes,
FALANDO DA CONSCIÊNCIA NEGRA
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar. “
” Nelson Mandela - prêmio Nobel da Paz 1993.
Forquilha, setembro de 2010
E.E.M. ELZA GOERSCH
PROJETO OUTRAS VOZES, FALANDO DA CONSCIÊNCIA NEGRA
(...)Zumbi, comandante guerreiro
Da capitania da minha cabeça
Mandai a alforria pro meu coração...
Gilberto Gil
Da capitania da minha cabeça
Mandai a alforria pro meu coração...
Gilberto Gil
Apresentação
A escola como Instituição Social tem um importante papel na transformação da sociedade, e diante de tantas desigualdades, crises e injustiças sociais é imprescindível entender o que é a cidadania, que antes de tudo o direito de viver decentemente, e o direito de respeitar e fazer respeitar o direito do outro.
Objetivamos mais do que levar informações aos nossos educandos, mas também ter na discussão elementos para transformação das questões sociais, políticas e econômicas, desenvolvendo uma criticidade que permita intervir na realidade e transforma-la através da cidadania.
Muitas são as conquistas e as ações afirmativas do movimento negro, que constituem-se de políticas de combate ao racismo e a discriminação racial, criando meios para que as pessoas pertencentes a grupos socialmente discriminados possam competir em mesmas condições, Por esta história de luta e resistência, o líder Zumbi é destacado como herói nacional e a data de sua imortalidade 20 de novembro, tornou se um momento especial de reflexão e comemoração, salientando a importância do negro na formação da sociedade brasileira, além de ser um instrumento de afirmação da identidade cultural e da cidadania de nosso povo. É celebrado desde 1978 até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca.
Diante do quadro que podemos vislumbrar, demonstra que a democracia racial no Brasil é de um "mito", sugerindo, implementação de ações afirmativas, incluindo o sistema de cotas, a fim de corrigir os danos causados pelo racismo no Brasil, que é caracterizado por uma harmonia e tolerância racial e suposta ausência de preconceito e discriminação racial.
A lei proíbe o racismo, mas mantém estruturas sociais e econômicas que o alimentam. Os governos têm procurado solucionar esta desigualdade através de medidas que continuam compensatórias e provisórias, já que a solução mais profunda exige um processo de reestruturação da sociedade, que é lento.
Durante séculos, aprendemos que ser negro era sinônimo de escravidão, inferioridade, preguiça e marginalidade. No entanto, contraditoriamente, examinando a história do povo negro no Brasil, nos deparamos com uma incontestável contribuição social e herança cultural. Não é por coincidência que somos o país com o maior numero de negras e negros fora do continente africano.
Trabalhado a temática do racismo e das ações afirmativas, durante todo o ano, esperamos contribuir na construção deste cidadão crítico, que ouve e mostra a sua voz, e que ele se reconheça como elemento fundamental deste processo de enfrentamento e transformação que se inicia pela educação
Justificativa
A partir de estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicos raciais e para Ensino de História e Cultura AfroBrasileira e Africana, e do Plano de Ação traçado pela Área de Ciências Humanas no início do ano em curso, o projeto em pauta tem como finalidade maior fazer um reconhecimento de quem somos nós brasileiros, nossas raízes, nossas questões históricas e socioculturais e propiciar uma reflexão sobre a situação de exclusão social vivida pelo povo afro descendente no Brasil
Refletir e comemorar o DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA – 20 de novembro – perpetuando a memória do líder Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência e luta do povo negro e afro-descendente do Brasil.
Objetivo geral
Desenvolver a consciência crítica no exercício da cidadania, propiciar o reconhecimento histórico e contextualizando da vinda do negro para o Brasil, até a atualidade, marcada por 300 anos de resistência cultural e social do povo negro.
Objetivo Específico
- Reconhecer a trajetória do negro no Brasil, e o mito da democracia racial
- Refletir sobre as ações afirmativas do movimento negro da atualidade
Lei 10.639/03- que estabelece a obrigatoriedade da História e Cultura afro-brasileira
Lei de cotas
Dia da consciência negra (de 1978) é uma forma de homenagear e manter viva em nossa memória essa figura histórica. Não somente a imagem do líder, como também sua importância na luta pela libertação dos escravos, concretizada em 1888
- Propiciar a reflexão sobre o racismo e a situação de exclusão social vivida pelo povo afro-descendente no Brasil;
- Propiciar momentos de lazer aos participantes, inclusive permitindo que muitos tenham possibilidade de conhecer um pouco do que representa este dia 20 de novembro, bem como todo seu contexto histórico
Pública alvo: Alunos do Ensino Médio da Elza Goersch
Responsáveis : professores da Área de Ciências Humanas
Metodologia
Consistira de realizações de ações formativas e informativas, valorizar as potencialidades da arte, da criatividade, da linguagem, uso das mídias, atividades como palestras realizadas por convidados, pesquisa e preparação de palestras por alunos, apresentação de vídeos, filmes, , poesias, peça teatral interpretação e produção de textos.
Recursos
Projetor de imagens , TV/DVD, Internet, Mural, slides,filmes,cartazes, sala de informática,mapa textos
Avaliação
Deverá ser feita através de análise da Área de Ciências Humanas e do Núcleo Gestor da Escola
E.E.M. ELZA GOERSCH
PROJETO OUTRAS VOZES, FALANDO DA CONSCIÊNCIA NEGRA
ROTEIRO PARA PESQUISA
GRUPO I TEMA: Buscando na História – a vinda da África, o trabalho escravo,os castigos a porcentagem de brasileiros na atualidadel.·
GRUPO II - Tema: Poesia e Autores Negros.
GRUPO III - Tema: Música e dança afro.
GRUPO IV - Tema: Religião afro no Brasil.
GRUPO V - Tema: Influência da cultura negra na alimentação brasileira.
GRUPO VI - Tema: Zumbi dos Palmares /Quilombo dos Palmares
GRUPO VII - Tema: Racismo/Discriminação/Preconceito.
E.E.M. ELZA GOERSCH
ÁREA CIÊNCIAS HUMANAS
Projeto outras vozes,
FALANDO DA CONSCIÊNCIA NEGRA
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar. “
” Nelson Mandela - prêmio Nobel da Paz 1993.
Forquilha, setembro de 2010
E.E M ELZA GOERSCH
AREA DE CIENCIAS HUMANAS
PROJETO OUTRAS VOZES: FALANDO DA CONSCIÊNCIA NEGRA
PLANO DE TRABALHO 2010
AÇÃO | ESTRATÉGIA METODOLÓGICA | PERÍODO | MATERIAL | INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA |
AULA PRATICA A OCUPÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO (GEODRAFIA) | Leitura comentada sobre a contribuição de negro para nossa cultura bem como a origem do racismo que no brasil | Março | Livro didático Textos complementares | Exploração de leitura dos textos trabalhados e sua compreensão |
AULA PRÁTICA PROCESSO DE OCUPAÇÃO DA AFRICA NO SÉCULO XIX (GEOGRAFIA) | APRESENTAÇÃO DE TEXTO EM SALA DE AULA Conhecer elementos sobre esta civilização: cultural social, político e econômicos, procurando desmistificar alguns conceitos eurocêntricos e mostrar a influencia da civilização africana na cultura brasileira | abril | VÍDEO LIVRO DIDÁTICO TEXTO PARA LEITURA COMPLEMENTAR | Exploração de leitura dos textos trabalhados e sua compreensão |
AULA PRATICA FILOSOFIA | Figuras que tornaram-se heróis por causa da luta pela liberdade diferentes formas como a história trata os heróis, homenagens e honras Ex Zumbi dos Palmares | maio | TEXTO ALUSIVO AO TEMA | leitura formativa e informativa/ Debate |
PROJETO OUTRAS VOZES, FALNDO DA CONSCIENCIA NEGRA PALESTRA E AULÃO SOBRE LEI DE COTAS RACIAIS (ART. 93 DA LEI Nº 8.213/91). | *Conhecer a Lei de Cotas raciais s *Propiciar a reflexão sobre a situação de exclusão social vivida pelo povo afro descendente no Brasil Apresentação de textos para leitura e reflexão 1-A trajetória do negro no Brasil 2-Matéria da revista veja sobre gêmeos da UnB 06/2007 3-Cotas contra ou favor | outubro | DATA SHOW DVD COMPUTADOR FOTOCÓPIAS | Palestra fomativa e informativa Debate Leitura dos textos |
PROJETO OUTRAS VOZES, FALANDO DA CONSCIENCIA NEGRA | Pesquisas/preparação e apresentação de Seminários temáticos I TEMA: Buscando na História – a vinda da África, até as manifestam o preconceito racial.na atualidade· II - Tema: Poesia e Autores Negros. III - Tema: Música e dança afro. IV - Tema: Religião afro no Brasil. V - Tema: Influência da cultura negra na alimentação brasileira. VI - Tema: Zumbi dos Palmares /Quilombo dos Palmares VII - Tema: Racismo/Discriminação/Preconceito. | Setembro/outubro/ novembro | Data show DVD Computador Internet Cd ROM | Pesquisa Preparação de material Apresentação dos seminários |
PROJETO OUTRAS VOZES, FALNDO DA CONSCIENCIA NEGRA | Apresentação de textos para leitura e reflexão Palmares, uma utopia Preparação de pesquisa sobre contexto histórico dia da consciência negra Apresentação de diálogo Racismo do Luiz Fernando Verrisimo | novembro | TEXTO PARA LEITURA COMPLEMENTAR | Debate Leitura dos textos Apresentação teatral |
PROJETO OUTRAS VOZES, FALNDO DA CONSCIENCIA NEGRA Palestra 20 de novembro Dia da consciência negra |
| Semnas da consciência negra 16/20/novembro 2novembro | Data show DVD Computador Internet Cd ROM | Palestra formativa e informativa debate |
FOTOS DAS APRESENTAÇÕES
MÊS DE SETEMBRO 2010
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